• A revolta de Ester


    Essa semana parei para refletir sobre o livro de Ester e muitos pontos me chamaram a atenção.

    * Podemos ver desde o inicio do livro de Ester o poder que há em uma mulher, vemos primeiro o exemplo de Vasti, enquanto o rei Assuero oferecia um grande banquete já embriagado manda chamar a sua rainha que logo lhe negou o chamado, pois provavelmente queria exibi-la a todos que estavam a sua volta. Só que a rainha não imaginava o que estava causando ao rei e àqueles que estavam sempre por perto, pois por fim os conselheiros tornaram aquela questão algo grande demais, porque aquela rainha era tida como exemplo por muitas mulheres daquela época, e com certeza sabendo de sua desobediência fariam o mesmo com seus maridos, e isso causou indignação aqueles homens, que por fim decidiram que o melhor era que jamais Vasti aparecesse ao rei, em outras palavras, foi lhe aconselhado o divórcio por sua rebeldia, e para mostrar as outras mulheres que este exemplo não deveria ser seguido.

    Agora vamos pensar bem, a rainha tinha tudo em suas mãos, se onde ela morava era um palácio com certeza nada lhe faltava, era uma mulher invejada por muitas outras mulheres, ela provavelmente era linda, mas algo lhe faltava, não bastava a sua beleza exterior, algo de mais especial faltava nela, que era Deus, o temor a Ele, a reverência, o respeito... Podemos ter certeza disso quando vemos a sua atitude com seu esposo, com o rei Assuero, pois quem teme e ama a Deus, ama aquele que está a sua volta e transmite isso, mostra isso a todos que estão por perto. Ela era invejada por sua riqueza exterior, por sua beleza física, não por sua beleza interior, pois essa ela não tinha.

    E mais a frente encontramos a Ester, que a bíblia relata ser formosa, e não só por fora, mas por dentro também. Ela era uma simples judia. Um ponto que me chamou muito a atenção foi sua obediência a Mordecai, pois quando vieram "recolher" as jovens virgens para levar para o palácio para que o rei escolhesse uma nova rainha para seu reino, seu primo lhe orientou que não contasse a ninguém sua nacionalidade, e assim ela o fez, e se ela o desobedecesse? Falando quem era e de que povo vinha? Certamente ela não seria o referencial que é hoje, ela não seria exemplo pra mim e para tantas outras mulheres.

    Isso me faz pensar nas vezes em que nos é pedido o silêncio, não digo em relação a alguém contar algo a nós e pedir segredo, eu digo em relação a nossa vida pessoal, a nossa vida com Deus, pois por vezes caímos no erro de abrir a nossa vida a torto e a direita para todos, confiamos de forma profunda na amizade que fazemos em um ponto de ônibus contando tudo sobre nós para a pessoa que conhecemos há 5 minutos. E creio que essa foi uma das principais características que fez de Ester uma rainha, ela era sábia, ela sabia o quanto era importante obedecer, guardar silêncio, ela sabia das conseqüências se falasse algo a esse respeito.

    E para terminar cheguei a uma conclusão, Ester era uma jovem revoltada, pois ela não aceitou que seu povo padecesse, ela poderia muito bem pensar: Sou agora a rainha do palácio real, ninguém sabe minha origem, e mesmo que digam ninguém vai acreditar, (até porque o rei já a amava) mas ela não se importou com seu título, pelo contrário, ela lutou com todas as suas forças até o fim, pois colocou a sua vida em risco para salvar o seu povo, o povo de Deus, pois ela sempre estava em oração, algo muito importante em nossas vidas, pois temos uma arma em nossas mãos que muita das vezes esquecemos de usar, esquecemos de orar, de jejuar, esquecendo o grande poder que tal atitude tem. E devido a sua fé, coragem, ousadia, ela se arriscou dizendo ao rei a sua verdadeira origem, isso por amor as almas, por amor ao seu povo.

    Ester tem várias características que podemos dizer: Nossa! Ela foi quase perfeita! Mas Ester morreu, ela não existe mais, nós estamos aqui, nós estamos vivas, e a na bíblia tem um livro com seu nome, falando só a seu respeito, e se nós estivéssemos naquela época? Quem seríamos? Ester ou Vasti? Será que teríamos um livro na bíblia falando a respeito da nossa fé, força, coragem, ousadia? Ou teríamos alguns versículos falando sobre nossa desobediência? Ou melhor.. Será que teríamos um espaço nela?

    Isso me fez pensar em quem tenho sido diante de certas circunstâncias, e tenho certeza que não foi á toa que o Espírito Santo me fez ler por vezes esse livro na bíblia, pois a cada vez que eu leio Ele me fala algo novo, algo diferente, algo especial, que desperta em mim uma vontade de estar mais perto do meu Deus, e de buscar ser uma boa referência neste mundo, mesmo que para isso eu tenha que viver por anos de silêncio, mesmo que para isso eu tenha que ser ousada, ter coragem e arriscar minha própria vida para realização de um sonho, pois lendo este livro até o final podemos ver que tudo o que Ester fez valeu apena, pois Deus a honrou em todos os momentos, e assim também será conosco, mas para isso devemos fazer o mesmo!

    O segredo de uma vida de conquistas, o segredo para uma vida com Deus é a entrega, e o sangue no altar, é o despojamento.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...

    Ótima reflexão parabéns

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário

Tecnologia do Blogger.