• Miriã - Inveja

    Inveja é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser).

    A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.


    Em números 12.1 podemos ver quando Miriã e seu irmão Arão sentiram inveja de seu irmão Moisés quando dizem: Será que o Senhor tem falado somente por meio de Moisés? Será que não tem falado também por meio de nós?

    A inveja é detectada pelos comentários que a pessoa faz, pois normalmente quando uma pessoa tem inveja ela é incapaz de elogiar o seu "objeto de inveja", ainda que a pessoa venha se destacar em algo, a tristeza que ela sente por ver que a outra tem e ela não, não permite que ela tenha tal atitude.

    E você sabia que por vezes sentimos inveja e nem percebemos? Talvez ali enquanto Miriã fazia aquele comentário ela não tenha percebido tal sentimento, mas ele estava ali, e quando Moisés tomou para si uma esposa de um outro povo, uma mulher etíope aquele sentimento foi aflorado, ela não conseguiu conter e através de seu comentário foi provado a inveja que ela tinha de Moisés!

    Talvez ela pensasse, " eu salvei a vida dele ", "eu cuidei dele enquanto ele estava  no rio" e etc... E apoiada no que já havia feito se sentiu no direito de tecer tais comentários.

    Devemos fazer uma analise de quem temos sido, se de repente lá no fundo não temos este sentimento por alguém, e se detectarmos temos que cortar esse mal pela raiz, ainda que nos doa, devemos elogiar o "objeto de inveja", devemos contrariar nossa carne para assim não ficarmos leprosas na alma e não cairmos no erro de muitos, pois com um tempo acabamos nos tornando pessoas amargas e sem amor.

    Será que você não tem sido uma Miriã dos dias de hoje?

    Pense Nisso!





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário

Tecnologia do Blogger.